terça-feira, 3 de julho de 2012

16 - Trajetórias escolares de deficientes e a EJA: a questão do fracasso escolar


A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.

Por que pessoas com NEE tem procurado a EJA?

Contradições entre a legislação vigente e as práticas escolares de Inclusão;
- O “modismo” do termo Inclusão;
- A Inclusão relaciona-se diretamente com “não ser excluído”. Concepção de
Normalização;
- 1,2 milhão de crianças e adolescentes(3,95% da população de 7 a 14 anos) não
estavam na escola no ano de 2004;
- 97% de alunos entre 7-14 anos, no ensino fundamental (obrigatório) têm garantia de
acesso, porém com dificuldades na permanência e na qualidade;
- Apenas 52% dos alunos matriculados concluíram a escola obrigatória de 8 anos;
- 35,8 milhões de jovens e adultos (30% da população de 15 anos ou mais) teriam menos
de quatro anos de escolaridade, podendo ser considerados analfabetos funcionais.

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