terça-feira, 3 de julho de 2012

8 - Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial



INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT

A instituição, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos, foi criada pelo Imperador D. Pedro II (1840-1889) através do Decreto Imperial nº 1.428, de 12 de Setembro de 1854. Foi inaugurada, solenemente, no dia 17 de Setembro do mesmo ano, na presença do Imperador, da Imperatriz e de todo o Ministério. Com o aumento da demanda pelos seus cursos, foi projetado e construído o prédio atual, em etapas, a primeira, a partir de 1890, após a Proclamação da República.

Ainda devido à República, a Instituição teve o seu nome alterado, a partir de 1891, para Instituto Benjamin Constant, uma homenagem ao republicano Benjamin Constant Botelho de Magalhães, o seu terceiro diretor.

O instituto teve as suas portas fechadas em 1937 para a conclusão da segunda e última etapa do prédio, vindo a reabrí-las em 1944. Em Setembro de 1945 foi instituido o seu curso ginasial, que veio a ser equiparado ao do Colégio Pedro II em Junho de 1946. Passava, desse modo, a ser oferecido ao deficiente visual a oportunidade de ingresso nas escolas secundárias e nas universidades.

Atualmente, o Instituto Benjamin Constant tem os seus objetivos redimensionados, transformando num centro de referência, a nível nacional, para questões relativas à deficiência visual. Além da escola, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições em gerais e oferece reabilitação física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário